Este é um tema que parece definitivo entre os evangélicos, mas não bem assim. Nossa igreja, por exemplo, é composta por quase 50% de pessoas LGBTQIA+ e desde 2016 venho me esforçando para compreender melhor o tema. É importante dizer que o conteúdo proposto aqui represente minha opinião, como pastor, mas não necessariamente a de todos os membros desta igreja.
Portanto, reuni aqui alguns materiais que irão ajudá-los na compreensão deste tema e registrei também minha visão para ajudar aqueles que chegarem posteriormente na igreja.
Nós iniciamos nossa discussão sobre o tema em nossa primeira leitura de Romanos 01, apesar de já ter havido evolução, vou deixar disponível como um marco temporal:
Depois, fizemos um seminário de um dia inteiro de discussão quando chegamos em 1 Coríntios 6:9. Trouxemos neste seminário alguns convidados que produzem teologia inclusiva. Apesar de discordar de alguns pontos, como pastor, creio que eles podem ensinar muita coisa técnica:
SANTIDADE
Meu objetivo enquanto pastor sempre será guiar as pessoas num caminho de santidade. Por isso, tenho abordado bastante este tema com os membros da comunidade. Vou deixar o link de um texto que escrevi no Medium que passa por esta abordagem. Clique aqui!
TEOLOGIA INCLUSIVA
Tudo que disse foi amparado em cima de muita leitura e oração, portanto, quero compartilhar um material bem didático sobre este tema para te iniciar na discussão. Primeira em formato de áudio/podcast:
Mas se você quiser um material mais completo e não tiver preguiça de ler, segue abaixo uma cartilha bem sintetizada sobre teologia inclusiva com a abordagem de todos os textos bíblicos que mencionam o tema. Se você ler o PDF abaixo, nem precisa ouvir esse podcast acima, pois é uma síntese:
コメント